Pular para o conteúdo

Liderança humanizada: como se tornar um líder da hora

 

Falar de liderança humanizada é um assunto que tem ganhado espaço em ambientes corporativos. Esse assunto está relacionado, sobretudo, à capacidade de desenvolvimento pessoal do líder, de modo que esse desenvolvimento transborde para as relações profissionais.

 

Um líder desenvolvido tem uma capacidade diferenciada de integrar times e fazê-los crescer nas mais diversas dimensões. A partir disso, compreendemos haver uma ligação entre a liderança humanizada e a produtividade dos colaboradores.

 

Neste artigo, vamos DESTRAVAR mais um assunto importante para as organizações: a liderança humanizada.

 

Boa leitura!

O que é liderança humanizada?

Liderança humanizada é aquele tipo de liderança que consegue desenvolver um modelo de gestão que considera a pessoa em todas as suas dimensões, colocando-a no centro das decisões e atitudes.

 

Essa liderança é mais positivamente percebida pelos colaboradores, de modo que eles se sentem mais à vontade para expressar suas opiniões, desejos e anseios. 

 

Não obstante tudo isso, o próprio líder é beneficiado, já que sua gestão será muito menos estressante e controladora, pois o pilar de sua gestão estará justamente na naturalidade dos relacionamentos.

Vantagens da liderança humanizada

Um líder humanizado consegue promover e experimentar diversos benefícios. Esses benefícios são determinantes para orientar os resultados das equipes.

 

A primeira grande vantagem, portanto, está relacionada à produtividade das equipes. Quando o colaborador sente-se pertencente e percebe-se como o centro das decisões de uma gestão, o sentimento de valorização é um incentivo central para movê-lo na melhora de sua performance.

 

Além disso, o clima organizacional também é influenciado, já que a humanização da liderança consegue criar relacionamentos mais genuínos, além de ser um canal mais eficiente para transmissão de valores.

 

Uma consequência desse clima organizacional mais bem estabelecido, está justamente no aumento da permanência de talentos e da própria lucratividade da empresa.

Características da liderança humanizada

A liderança humanizada é, portanto, formada por uma série de características bem essenciais. Sem essas características, um líder terá dificuldade para estabelecer relacionamentos verdadeiramente fortes e, portanto, seus resultados estarão comprometidos.

 

Essas características conseguem, por exemplo, influenciar no engajamento dos profissionais da empresa. Embora as características sejam habilidades que podem ser desenvolvidas, a liderança humanizada não é construída a partir da execução de uma ou outra técnica estratégica.

 

Na verdade, a liderança humanizada está associada a uma mentalidade, em que a pessoa é colocada sempre no centro.

 

Confira, a seguir, algumas das características da liderança humanizada:

Comunicação eficiente

O primeiro grande destaque em um líder humanizado é sua capacidade de comunicação. Essa comunicação consegue motivar e influenciar os colaboradores de uma forma positiva, sem que o líder seja visto como alguém mal ou uma autoridade inacessível.

 

A base para uma comunicação eficiente é a conexão, e o bom líder é especialista em construir esse tipo de contato.

 

Uma ferramenta importante para a criação desse tipo de comunicação é a CNV, ou Comunicação Não Violenta, que consiste em observar os quatro pilares da CNV, observação, sentimentos, necessidades e pedidos, de modo a criar ambientes seguros, melhores relações e aumentar a motivação.

Empatia

Um líder humanizado consegue gerar uma conexão fortalecida com os colaboradores justamente porque conta com o elemento da empatia em suas relações.

 

Empatia é a capacidade de conectar com o outro, sentindo suas dores, compreendendo suas necessidades e buscando respostas e caminhos que estejam conforme aquilo que a outra pessoa procura.

 

Por meio da empatia o líder deixa de ser alguém distante e passa a ser alguém próximo, em que os colaboradores confiam e conseguem criar bons relacionamentos.

Capacidade de integrar times

Um bom líder também é aquele que consegue reunir as pessoas. Quando falamos de liderança humanizada, este líder precisa conseguir integrar times e construir verdadeiras comunidades de relacionamento.

 

Essas comunidades de relacionamento são expressas por sentimentos de pertencimento. Quem nunca viu, por exemplo, alguém no LinkedIn referindo-se à sua equipe de trabalho como uma “família”?

 

É esse o sentimento que o líder humanizado gera, indo muito além dos clichês, mas criando ambientes verdadeiros e relacionamentos profundos.

 

A união de um time pode acontecer de duas formas: ou a partir do líder, em que ele é o elo que liga todos reciprocamente, ou então excluindo o líder, onde o grande elo entre os colaboradores são os defeitos do chefe.

Alinhamento entre processos e pessoas

Por fim, uma liderança humanizada consegue alinhar processos e pessoas, ou seja, integrar aquilo que são as exigências burocráticas ou sistêmicas, à pessoa em sua integralidade.

 

Uma tentação muito comum nas organizações é realizar o caminho contrário, ou seja, sobrepor os processos à pessoa, colocando as obrigatoriedades e regras sem fim acima do valor humano, desconsiderando as particularidades do universo escondido por detrás de cada Ser Humano.

 

Para citar um exemplo, imagine um colaborador ter o desconto em seu salário devido às faltas (cujo motivo foi o de acompanhar o filho que está com problemas de saúde), sem a possibilidade de compreensão da sua necessidade naquele momento.

 

A liderança humanizada usa um outro caminho: Ao invés de autorizar o desconto, ela investiga os motivos que levaram às faltas e oferece suporte, pois compreende que esse é um momento delicado para o colaborador e que o possível desconto, pode inclusive comprometer seu orçamento devido às possíveis despesas médicas ou mesmo medicamentos.

 

Com isso, não estamos dizendo que as regras são negativas, muito pelo contrário, mas que elas não podem ser maiores que a pessoa. 

Como desenvolver uma liderança humanizada?

Uma liderança humanizada não cai do céu, mas é construída a partir de muito esforço e dedicação. 

 

A dica-chave, nesse sentido, está em investir em treinamentos para desenvolvimento das lideranças, com um foco especial nas habilidades exigidas para quem desempenha esse papel.

Qual o papel da liderança para o desenvolvimento de empresas humanizadas?

Uma empresa humanizada só é construída a partir de uma liderança humanizada muito bem estabelecida. Afinal, é a liderança que consegue propagar a cultura organizacional e formar a grande massa de pessoas, ou seja, os colaboradores, que construirão uma empresa humanizada.

Treinamento liderança humanizada: como fazer?

Investir em treinamentos é uma das melhores maneiras de desenvolver uma liderança humanizada. Esse treinamento, no entanto, não precisa ser focado exclusivamente nos líderes.

 

Pelo contrário, treinamentos e experiências que consigam integrar colaboradores e líderes são excelentes soluções para gerar uma liderança humanizada.

A DESTRAVA conta com diversas soluções nesse sentido, com uma série de possibilidades para que lideranças e corpo de colaboradores sejam formados. Entre em contato para mais informações.