Uma empresa produtiva e com resultados efetivos é aquela que consegue estimular um relacionamento profissional adequado entre seus colaboradores. Ao mesmo tempo, profissionais de sucesso são aqueles que constroem uma rede de relacionamentos de qualidade.
Neste artigo, mostraremos as características de relacionamentos profissionais saudáveis e como construí-los. Boa leitura!
Estabelecer relacionamentos profissionais saudáveis é fundamental para possibilitar um desenvolvimento de carreira sempre positivo. As bases desses relacionamentos saudáveis são a confiança mútua, o respeito e o esforço de compreensão.
Somente quando há um esforço conjunto de promover relacionamentos profissionais adequados torna-se possível a criação de um ambiente de trabalho agradável e que favoreça o desenvolvimento.
Como característica das boas relações, podemos destacar a possibilidade de compartilhar ideias e sentimentos sem qualquer tipo de temor ou julgamento. Quando isso é alcançado, as equipes podem desenvolver-se com uma força crescente.
Quando relacionamentos profissionais positivos são estabelecidos no ambiente de trabalho, é possível experimentar diversos benefícios. Entre esses benefícios podemos destacar, por exemplo, o aumento da produtividade, isso porque a cooperação conjunta dá mais velocidade e qualidade aos trabalhos desenvolvidos.
Há, ainda, o fator da motivação e da satisfação. Em ambientes onde as pessoas se dão bem, há uma satisfação maior para o trabalho e consequente motivação. Os impactos são sentidos em todas as áreas, de modo que a equipe consegue estabelecer uma comunicação mais eficiente e promover ações mais criativas.
Para as empresas, a maior vantagem está relacionada sobretudo à retenção do colaborador. Funcionários talentosos, em ambientes onde há bons relacionamentos, quererão permanecer na empresa mesmo diante de outras ofertas profissionais.
Bons relacionamentos profissionais só podem ser experimentados quando há um sentimento de mútua compreensão e respeito. Isso acontece quando há, na cultura da empresa e na mentalidade dos colaboradores, consciência do valor da empatia e da possibilidade de ouvir o outro.
O caminho para conseguir gerar isso está na educação. Somente a educação corporativa consegue mudar uma cultura organizacional e influenciar o modo como os colaboradores interpretam a realidade. Dinâmicas em grupo, por exemplo, são ferramentas úteis neste sentido.
Para quem deseja construir bons relacionamentos, a comunicação é o primeiro e mais fundamental pilar.
Isso porque a maioria dos problemas relacionais que ocorrem nas empresas tem sua origem justamente na comunicação, seja quando alguém fala algo de forma equivocada, bem como quando o outro interpreta de um modo negativo.
Para bons relacionamentos, portanto, é fundamental aplicar alguns conceitos básicos de comunicação. Entre esses conceitos, destacamos:
O segundo pilar para a construção de bons relacionamentos é o networking genuíno. As demais pessoas nunca devem ser tratadas como meio para conseguir algo, pelo contrário, o interesse de relacionar-se bem deve partir do princípio de que essa relação é desejada por si mesma, sem interesses escusos.
Quando não há verdade por detrás de um pretenso networking, as pessoas sentem-se tentadas a fabricar uma versão melhorada de si mesmo que, no final das contas, é uma falsa versão.
Para haver verdadeiro relacionamento, no entanto, é fundamental que haja verdade.
Em terceiro lugar, como pilar para bons relacionamentos profissionais, vale a pena destacar a importância de compreender que existem perfis de pessoas muito diferentes uns dos outros.
Uma pessoa mais fechada nem sempre é alguém que não gosta de você. Às vezes ela só é mais introvertida, e isso deve ser respeitado.
Mas a compreensão da diversidade começa pelo conhecimento de si. A observação sincera de si mesmo é o primeiro passo para conseguir respeitar a diferença de perfis encontrada nas outras pessoas.
Por fim, bons relacionamentos profissionais são construídos a partir da capacidade de tolerar desafios e dificuldades. Quando não há essa capacidade, o estresse impactará no modo como as relações se desenvolvem.
Quem nunca testemunhou aquele ataque de estresse de alguém em um dia caótico e cheio de adversidades? Pois bem, só quando é desenvolvida a tolerância às dificuldades é que é possível manter uma constância no tratamento e nos relacionamentos.
Essa tolerância também se dá no respeito às opiniões contrárias. Certas pessoas, quando são contrariadas, reagem com uma agressividade muito perigosa. Vale a pena, portanto, desenvolver a capacidade de tolerar os desafios e dificuldades.
A vida pessoal e a vida profissional são interdependentes. Quando alguém está com problemas em uma, com certeza existirão impactos na outra. Por isso, é fundamental buscar o equilíbrio em ambas, de modo a ter uma vida mais plena e feliz.
E o primeiro passo para isso é conseguir separar as duas realidades. É preciso ter um tempo dedicado para lidar com as exigências da vida profissional, enquanto as necessidades da vida pessoal não são negligenciadas.
De forma prática, isso pode ser vivido a partir das seguintes dicas:
Neste artigo, definimos o que é um relacionamento profissional saudável, cujas bases são a confiança mútua, o respeito e o esforço de compreensão. Entre os benefícios deste tipo de relacionamento, destacamos o aumento da produtividade, a motivação, uma comunicação mais eficiente e a retenção dos colaboradores.
Mostramos, ainda, os quatro pilares da construção de uma comunicação, sendo estes pilares:
Quer estimular a criação de relacionamentos profissionais saudáveis em sua empresa? Conte com o Workshop, Palestras e Encontros da Destrava.