O engajamento profissional é o nível de comprometimento, energia e vigor que um funcionário tem pelo seu trabalho. É importante para sua felicidade pessoal, assim como para o sucesso organizacional. Será que, hoje, você poderia se definir como alguém engajado? Ou, ainda, será que sua equipe está engajada?
Com este artigo, queremos mudar para sempre sua vida profissional, fazendo com que você deixe de ser um profissional deste jeito:
Para se transformar neste:
Engajamento profissional traduz o nível de envolvimento que uma pessoa tem com a empresa e o propósito da organização. Ao contrário do que se pensa, o engajamento é fundamental não apenas para as empresas, mas também para o sucesso profissional de cada pessoa.
Falar de engajamento profissional significa mensurar o nível de motivação de cada pessoa, além do nível da sensação de desafio e comprometimento. Alguém motivado está disposto a fazer um esforço extra e ser mais produtivo no trabalho.
Se você tem um alto engajamento profissional, isso significa que você encontra sentido no que faz e se sente bem em fazer parte de uma organização ou empresa.
Para aumentar o engajamento profissional, você precisa compreender os fatores que o afetam. Eles podem ser agrupados em três categorias:
A melhor maneira de engajar os funcionários é dar-lhes problemas que eles são capazes de resolver e, em seguida, dar feedback sobre como eles fizeram. Isto os incentiva a aprender e a crescer.
Entretanto, se houver um descompasso entre o desafio e o nível de habilidade ou especialização de um funcionário, isso levará ao tédio e à frustração com tarefas repetitivas, ou à ansiedade de não poder realizar a um alto padrão exigido pela empresa.
Estes sentimentos podem resultar em baixos níveis de satisfação profissional tanto para o colaborador quanto para a empresa e o líder.
A motivação é o impulso que as pessoas têm para completar tarefas e atingir objetivos. Ela pode ser positiva (por exemplo, recompensas, reconhecimento) ou negativa (por exemplo, medo de punição). A motivação é um fator-chave no engajamento dos funcionários, pois afeta sua capacidade de continuar com seu trabalho de forma eficaz e eficiente sem se sentir sobrecarregado pela carga de trabalho.
O propósito é a razão pela qual você faz algo. É a razão pela qual você sai da cama pela manhã, e é o que o mantém em movimento quando as coisas ficam difíceis. O trabalho proposital dá sentido aos funcionários, por isso, faz sentido que sem este sentido de propósito, as pessoas sentirão que seu trabalho não importa.
A princípio, pode parecer ser interesse exclusivo da empresa ter funcionários engajados. Afinal, é esta que depende de bons colaboradores para obter os melhores resultados comerciais e financeiros. No entanto, a realidade mostra um cenário oposto.
De fato, funcionários engajados são mais produtivos do que seus colegas e podem dar uma grande contribuição para o sucesso da empresa. Seu esforço e compromisso serão refletidos nos resultados obtidos pela empresa como um todo.
Mas ser alguém engajado também impacta na vida pessoal. Quem não conhece aquela pessoa que, por estar insatisfeita com o trabalho, vive de mau-humor? Pois bem, ninguém quer ser esta pessoa, não é mesmo? Para evitar isso, é preciso preocupar-se com o engajamento profissional. Além disso, a pessoa que é engajada com a sua carreira passa a ter melhores resultados profissionais, tornando-se um profissional desejado pelas empresas, ao ponto de poder escolher qual empresa mais se adéqua com o seu momento de carreira e com a carreira que ele deseja construir.
As metas o ajudam a se manter motivado, acompanhar seu progresso e se manter no caminho certo. Elas podem ser de curto ou longo prazo, mas devem ser específicas e mensuráveis.
É importante ter sonhos e aspirações que vão além de suas habilidades atuais — dessa forma, se algo não funcionar exatamente como planejado (ou mesmo nada), pelo menos você saberá que se esforçou muito!
Mantenha-se motivado, dando recompensas a si mesmo cada vez que conseguir algo em sua lista de coisas a fazer antes de alcançar uma meta; depois celebre quando essas realizações se somarem ao longo do tempo!
Evite a exaustão fazendo pausas no trabalho quando necessário: dê uma volta pela cidade, passe algum tempo com amigos/família durante o jantar ou faça o que te ajudar a recarregar as baterias. Você não é uma máquina e, por isso, deve considerar suas necessidades de descanso.
A liderança é um fator-chave para o engajamento e a satisfação dos funcionários.
Quando os líderes estão altamente engajados, é mais provável que eles demonstrem comportamentos que impulsionem altos níveis de motivação e desempenho entre suas equipes.
Em contrapartida, quando os líderes não estão comprometidos com seu trabalho, eles tendem a ser menos eficazes e mais propensos a tomar más decisões. Isto pode levar a uma menor produtividade, maiores taxas de rotatividade e erros dispendiosos.
Líderes altamente engajados são mais propensos a liderar pelo exemplo. Eles estão mais engajados em seu trabalho e se orgulham do que fazem. Eles compreendem a importância de seu papel de líder e cumprem suas responsabilidades com entusiasmo, energia, atitude positiva e compromisso.
Os líderes podem contribuir para o engajamento profissional dos funcionários criando uma cultura positiva, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento e incentivando os funcionários a contribuir para a missão da organização. Os líderes também têm um papel importante em ajudar os funcionários a se sentirem mais engajados, comunicando-se regularmente com eles.
Os líderes devem conhecer as habilidades e os motivos de ação de seus funcionários, pois isto lhes permite projetar tarefas de trabalho que alavanquem essas habilidades, ao mesmo tempo em que oferecem desafios apropriados.
Isso também significa fornecer feedback sobre o desempenho para que os funcionários saibam o quão bem eles estão fazendo em cada tarefa ou projeto — e o que eles precisam fazer de maneira diferente na próxima vez, se necessário.
Esperamos que este artigo o tenha ajudado a entender a importância do engajamento na carreira e como ele pode impactar seus resultados. Se você é um líder ou gerente, encorajamos você a compartilhar estas informações com seus funcionários e encontrar maneiras de melhorar seus níveis de engajamento, oferecendo oportunidades para que eles se conectem uns com os outros no trabalho.
Além disso, também pode conhecer a solução da DESTRAVA que pode ajudar a potencializar o engajamento da sua equipe. Trata-se do Workshops, Palestras e Encontros, que consiste em encontros sob medida, de 1 a 3 horas de duração, para trazer valiosas reflexões alinhadas com o momento do seu time.
Quer saber mais? Então conheça a página oficial da solução e confira todos os detalhes.